Olá Meninas.

Hoje eu vim falar sobre a minha nova rotina capilar.

Faz mais ou menos uns 3 meses que eu parei de seguir o cronograma capilar, mas agora decidi voltar, pois estou com um projeto de crescimento e o cronograma com certeza irá me ajudar bastante. Vou seguir por dois meses seguidos, dá uma pausa de um mês e depois voltar a seguir novamente.

Eu montei meu cronograma dos dois meses (setembro e outubro) como eu acho que o meu cabelo mais se dá bem, com 13 hidratações, 5 nutrições, 2 umectações e 2 reconstruções. (Se você quer montar seu próprio cronograma você tem que conhecer seu cabelo e identificar o que ele mais precisa) 

Para sabermos o que mais o nosso cabelo está precisando primeiro precisamos saber qual benefício cada etapa traz ao cabelo né? Então vou falar resumidamente sobre cada uma dessa etapas.

A Hidratação basicamente vai repor a água dos fios, que é o que causa o ressecamento. Se o cabelo está sem brilho e ressecado, ele precisa de hidratação.
As máscaras hidratantes geralmente têm em sua composição: Aloe Vera (babosa), pantenol, glicerina, sacarose ou derivados do açúcar, mel, silicones e frutas.

A Nutrição tem a função de 'alimentar' os fios, devolvendo os lipídios e a oleosidade perdida. Se o cabelo está sem balanço e com muito frizz ele precisa de nutrição.
As máscaras nutritivas são aquelas à base de óleos (argan, oliva, coco, rícino, amêndoas, sementes de uva, etc.) ou manteigas (cupuaçu, karité, cacau, etc.) geralmente na descrição do produto já diz se tem algum desses componentes.

A Umectação é um tipo de nutrição potente, onde é usando manteigas ou óleos vegetais puros no cabelo. Posts completinho sobre isso AQUI

A Reconstrução é responsável por repor a massa e queratina dos fios, ou seja, é feita para fortalecer os fios, devolvendo a massa, proteína e aminoácidos, que podem ser perdidos naturalmente ou nos processos químicos. Se o cabelo está poroso, quebradiço e fino, ele precisa de reconstrução.
As máscaras reconstrutoras possuem em sua composição: queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno, aminoácidos, proteína hidrolisada do trigo, milho e etc. 
Obs: A queratina em excesso deixa o cabelo rígido causando a quebra, por isso não pode ser feita com a mesma frequência das hidratações e nutrições. 

Depois de conhecer a função de cada etapa é só identificar o que o seu cabelo mais precisa e montar o seu próprio cronograma. 

Os produtos que comprei para voltar com a minha rotina de cronograma são todos com ativos de crescimento capilar. Vou contar tudinho para vocês no decorrer do mês em forma de resenha ok?!
Eu pretendo potencializar as hidratações com ampolas e fazer muitas receitinhas caseiras. E claro que vou vim compartilhar tudo para vocês também!!!

Então por hoje é isso meninas, em breve voltarei com receitinha caseira para vocês.

Um xero e até mais.