Oi Minha Gente Tudo bem?! 

Hoje eu vim falar para vocês sobre umectação com óleos naturais que vai fazer milagres nos cabelos.

Mas, para começar: O que é umectação e para que serve?
- Umectação é basicamente um processo onde se usa um óleo ou manteiga vegetal nos cabelos, com o intuito de repor a carga lipídica, a gordura e oleosidade (boa) do fio.

Os óleos vegetais têm o poder de restaurar as fibras do cabelo, afastando a opacidade e trazendo vida aos fios. Hidratam, fortalecem e deixam com uma textura macia. Além disso, estes óleos promovem o crescimento dos fios, reduzem a caspa e são fortes aliados no tratamento e controle de problemas como a queda capilar.

Para fazer a umectação você pode usar:



Óleo de coco 
Que é rico em ácidos graxos e vitamina E, é um ótimo hidratante e tem alto poder de penetração na cutícula do fio, por isso é indicado para fios ressecados. Pode ser encontrado em forma de óleo puro ou manteiga e, dependendo do uso, tem inúmeras finalidades. Entre elas, controla o frizz e as pontas duplas, além de deixar os cabelos mais maleáveis e fáceis de pentear. O óleo de coco também é uma ótima opção para quem quer hidratar os fios profundamente. Suas propriedades restauram a estrutura dos fios, proporcionando equilíbrio aos cabelos danificados.

Óleo de rícino
O óleo de rícino é um óleo vegetal derivado da mamona. Embora muita gente só o conheça como um poderoso laxante, ele também serve para tratar os fios.
Este óleo pode ser uma ajuda e tanto para dar força e estimular o crescimento dos cabelos. Há quem use o óleo de mamona com a mesma finalidade nos cílios e sobrancelhas.

Óleo de argan
Esse componente extraído de uma árvore natural do Marrocos é um excelente hidratante que promete deixar os fios mais brilhantes e macios. Em especial os nossos cabelos cacheados, que costumam ser mais secos e armados naturalmente.
O óleo de argan também é antioxidante natural. Ao combater os radicais livres, ele ajuda a reparar os danos na membrana celular. Além disso, contém vitamina E, que dá vida aos fios, fortalece a fibra capilar e protege contra os danos causados por agentes externos. Uma das vantagens do óleo de argan é ser pouco gorduroso e de fácil absorção, por isso, ele age bem até em fios oleosos e não deixa os cabelos com aquele aspecto pesado.

Óleo de semente de uva
O óleo de semente de uva é considerado um remédio natural para fazer os fios crescerem mais rápido, já que a vitamina E atua no fortalecimento e contribui para tornar os cabelos mais brilhantes e menos frágeis.
Sua textura não gordurosa permite uma rápida absorção pelos fios, por isso o óleo de semente de uva pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo.
Nos cabelos secos e crespos, o óleo suaviza as cutículas do cabelo, preservando a umidade para manter o aspecto de hidratação.

Azeite de Ovila Extra Virgem
O azeite de oliva extra virgem é um condicionador natural e controlador da caspa. Contém em sua composição antioxidantes que mantém o couro cabeludo saudável. Fortalece os fios, dá brilho e fecha as cutículas do cabelo. Ele possui vitaminas A, D, K e E, que hidrata e promove um tratamento profundo, dando proteção e nutrição aos fios.

Óleo de Amêndoas doce
 Devido sua propriedade emoliente e a presença de vitamina E, o óleo vegetal de amêndoas doces ajuda na recuperação de fios danificados, das pontas ressecadas e na redução de volume, nutrindo, suavizando e dando brilho aos cabelos. Para quem tem cabelo cacheado, esse óleo é uma ótima opção pois ajuda a defini-los. Auxilia também no combate a caspas e à descamação do couro cabeludo.

Dado as opções de óleos naturais acima vamos para a parte de Como fazer a umectação capilar.

A umectação pode ser feita com os cabelos sujos ou limpos e secos. (Eu aconselho que você faça com os cabelos sujos porque depois tem que lavar para retirar todo óleo dos fios.)
Para fazer a umectação você deve escolher o óleo vegetal de sua preferência e aplicar nos cabelos da raiz ás pontas massageando o couro cabeludo e o comprimento dos fios. Após fazer a aplicação você deve esperar por no mínimo 2 horas para que o cabelo absorva bem os nutrientes do óleo. Outra maneira muito usada é a Umectação Noturna que é o mesmo modo de aplicação, o que muda é que você dorme com o produto nos cabelos e lava pela manhã.

Após feito o processo de umectar os fios, você lava bem o cabelo, condiciona e finaliza normalmente.
Com certeza seus cabelos estarão muito mais macios, leves, com brilho, definifidos e sem frizz. 


Observações Importantes:
*Use apenas óleos 100% naturais.
*Lave bem o cabelo para retirar todo óleo
*A umectação pode ser feita em qualquer tipo de cabelo.


Bom Gente é isso!

 Espero muito que vocês gostem. 

Bjs' Até Mais